História

A Associação Luso Brasileira nasceu em 1962, da iniciativa de um grupo de portugueses que desejava integrar as comunidades do Brasil e Portugal. Em pouco tempo, os associados já dispunham de eventos que se perpetuam até os dias de hoje , como é o caso da Famosa Festa Portuguesa que no último ano foi visitada por mais de 3,5 mil pessoas.

Com mais de 5 décadas de existência, a Luso foi crescendo e incorporando hábitos modernos à sua estrutura física , tal como as novas instalações das Sedes Cidade e de Campo, que ampliaram as opções de esportes e lazer.

Dessa forma, a Luso consolidou sua tradição esportiva e a participação de cerca de 2 mil associados em 15 modalidades, além de inúmeras participações nos campeonatos e torneios federados, onde, com muito orgulho, constantemente estamos entre os melhores. O basquete masculino, o Volei Feminino e o G.R. são bons exemplos, mas tem mais.

A história da LUSO, nascida em 08 de julho de 1962, é a história da integração das comunidades do Brasil e Portugal. Por iniciativa do então Comendador José da Silva Martha, aliado a um grupo de bauruenses luso-brasileiros foi lançada a semente para a formação de uma associação com fins culturais, recreativos e filantrópicos. Nessa noite memorável era realizada a festa "Noite Portuguesa" e a semente da Luso era plantada. Floresceu. Ficou adulta. Frutificou.

 

Esporte e cultura: A Luso é vida!

São inúmeras as opções: equipes de competição, escolinhas, lazer... O futebol que atrai multidões, o balé de uma beleza ímpar, o judô e o karatê dos fortes, natação, basquete, vôlei... são 15 modalidades à disposição dos associados.

A cultura brasileira também passa pela luso. Peças de Teatro de grandes autores e interpretações por excelência, aqui foram apresentadas. Sem contar com inúmeros e excelentes intérpretes da nossa música popular brasileira. Podemos citar como exemplo Roberto Carlos, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Marisa Monte, Daniela Mercury, Sandi e Júnior, Djavan, Gal Costa, Chico César e muito mais.

Além disso a Luso tem sua própria vida social com eventos que estão sempre em destaque na sociedade bauruense: Festa Portuguesa, Queijo e vinho, Baile do Hawai, Carnaval... é só sucesso.

 

Atividade permanente

Curso de Dança de salão que são realizados mensalmente.

Não devemos esquecer que a Luso procura atender a todos os seus associados e visando aqueles com mais de 50 anos criou-se o projeto SUAVIDADE, onde os associados contam com aulas de artes, ioga, desenho, fisioterapia, espanhol e italiano. O objetivo principal de projeto é a sociabilização de seus participantes com encontros sociais, palestras, viagens de turismo e confraternização mensal. O sucesso desse projeto é ímpar.

1º Presidente

Comendador José da Silva Martha

2º Presidente

Dr. José da Silva Martha Jr.

3º Presidente

Dr. Antônio Marques Rodrigues dos Santos

4º Presidente

Cel. Iracy Vieira Catalano

5º Presidente

Dr. Marcos Litvac

6º Presidente

Dr. Martim Garcia Santiago Jr.

7º Presidente

Mauro de Martino Jr.

8º Presidente

Adalberto Dias Santiago

9º Presidente

José Maria Leite Neto

10º Presidente

José Angelo Oliva

11º Presidente

Adriano Pucinelli
Mobsite - Tecnologia para sites ©